Configurando o XP

Essa é uma coisa que eu tive muita dor de cabeça, pois com uma maquina boa não estava conseguindo uma boa perfomance (fps) foi difícil de achar soluções, como um dos propósitos do blog é facilitar o uso do XP, aqui vai:

Primeira coisa: Paciencia, é um processo tanto quanto demorado.
Segunda coisa: Entenda como funciona o X-plane, diferente do FSX, ele é 64 bits, o que ajuda muito na perfomance pois ele usa mais memória que somente 2GB de RAM nos programas 32bits. Outra diferença, a placa de video, no FSX placa de video tem muito pouca importância, o que é diferente no XP, utiliza bastante e uma placa boa vai te ajudar.
Esteja familiarizado com a pagina de configuração de renderização do X-plane:

Ative o contador de fps, vai ser util para sua configuração:
Abra 
Clique para mostrar os fps
Seus fames é o primeiro numero da esquerda, no caso 78frames por segundo. Ao fim da pagina tem uma tabela de quantos frames é adequado para simular

Abaixo, um esquema mostrando o que mais usa processador e o que mais usa placa de video

CPU=Processador GPU=Placa de video

CPU
World Level of Details
Numero de objetos/ number of objects
Carros na rua/ number of cars
Desenhar pássaros no céu/ draw birds and deer in nice weather 
Campo de visão/ field of view

GPU
Resolução da Textura/ Texture Resolution
Resolução da tela/ Screen resolution
Anti-aliasing (FSAA)
Flitro anisotropico/ Anisotropic Filtering 
Sombras das nuvens e relfexo/ Cloud Shadows and Reflections

Agora a explicação parte por parte:
Mas antes, para configurar corretamente, coloque tudo no mínimo possível. TUDO mesmo. Vai ser necessário reiniciar o XP.  E após isso e ler aqui, aumente a configuração gradativamente, coisa por coisa que voce acha que encaixa com sua maquina e vai testando com os fps. Por exemplo, se voce tem uma placa de video boa, sabe que pode aproveitar mais dos recursos descritos a cima que são especiais da placa de video.


TEXTURE RESOLUTION:

É a qualidade geral do seu gráfico, Placa de video é mais usada nesse aspecto.

ANTI-ALIASING:

É o controle dos serrilhados nos gráficos, para uma boa qualidade de imagem é altamente recomendado, porem consome memória da GPU. Se adventure nos níveis possíveis (x2/x4/x6 etc..) e veja qual ficar melhor para seu uso. Quanto mais, menos serrilhado vai ter.
Exemplo:
FILTRO ANISTROPICO:

Extremamente reduzido: ''arredondamento de texturas'' 
Esse filtro é uma filtração de texturas, de acordo com o angulo de visão fazendo as texturas ficarem mais suaves para a visão
Exemplo:


NUMEROS DE OBJETOS:

Define a quantidade de objetos que o X-plane vai desenhar, sendo casas, prédios e objetos no aeroporto como ônibus, tugs, cones, etc

CARROS NA RUA/ PASSAROS NO CEU:

Carros na rua é o trafego de carros nas avenidas, estradas e ruas. ( Não faz muita diferença entre as escolhas, por exemplo, Los Angeles Downtown não vai ter nenhum aumento significativo de carros ao Chicago Suburbs, somente vai comer seus fps) 
Passaros no ceu, sao passarinhos voando quando tiver um clima bom, mas também aparecem veados nas pistas e florestas. O que pode não ser muito bom pois todas pistas aparecem eles atravessando( nunca vai encontrar 8 veados correndo juntos na Pista do Santos Dummont na vida real) 

WORLD DETAIL DISTANCE:

Um dos maiores consumidores de FPS sem que ninguém perceba, eu uso em low e recomendo que também usem, pois não faz diferença de low para qualquer outro acima, somente come fps sem benefícios

-----------------------------

X-PLANE e a PLACA DE VIDEO

Dicas úteis para saber qual placa de video é boa para sua demanda no XP:

Primeiro abra esse site: http://www.videocardbenchmark.net/high_end_gpus.html
Ache sua Placa de video ou a que pretende comprar, veja o numero dela (exemplo: 3,654)

O recomendado para uma perfomance boa;
Valores entre 500 e 1000
texture resolution: low, trees (number of trees): none, Number of objects: none, Number of roads: default, AA (antialiasing): none, HDR: none

Valores entre 1000 e 1500
texture resolution: normal, trees (number of trees): sparse, Number of objects: sparse, Number of roads: default, AA (antialiasing): 2x, HDR: none

Valores entre 1500 e 3500
texture resolution: High, trees (number of trees) filled in, Number of objects: tons, Number of roads: tons, AA (antialiasing): 2x, HDR: teste, dependendo da qualidade da placa de video pode funcionar bem 

Valor acima de 3500
Brinquem como quiser com as configurações, mas com calma 

-----------------------------------------

Observações: 

As nuvens default do X-plane são muito pesadas e afetam muito na perfomance, eu recomendo mesmo com uma maquina boa, deixar o detalhes das nuvens bem baixo, e recomendo mais ainda usarem o Skymaxx. Para quem vem do FSX, é similar ao REX. Para quem não conhece, são nuvens completamente novas e lindas. E o melhor, extremamente leve comparado as nuvens defaults.


FPS:
Menos de 15fps= Ruim
15 a 20=Razoval, reveja suas configurações
20 a 30= OK
Mais de 30= Boa perfomance

Curiosidades:

Mais de 60fps= estudos comprovam que com mais de 60fps seu subconsciente te da a sensação que esta mais proximo da realidade do que em um simulador, em outras palavras, voce se interage de forma como se estivesse voando de verdade

25fps= é o minimo recomendado pela Laminar Research, desenvolvedora do XP, para uma boa simulação e para o tempo de viagem correto


Mais duvidas comente abaixo ou entre em contato ! Respondo sem problemas




Nenhum comentário:

Postar um comentário